sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Os primeiros resultados


Embora ainda não tenha recebido nenhum comentário sobre meu blog, quero registrar os primeiros resultados de meu grupo de estudos sobre Literatura de Entretenimento.

Na terça-feira, dia 30 de outubro de 2007, o grupo fez uma comunicação coordenada no 8º Forum de letras da PUCPR.

A Carla Alves abriu a fala com uma apresentação das características gerais da Literatura de entretenimento.

Depois foi o Leonardo Meimes, que falou lindamente sobre Voltaire, Zadig e a importância desse personagem para a formação da literatura policial contemporânea.

A Andressa Osório falou sobre Edgar Alan Poe e sobre a criação de Dupin, o paradigma dos detetives que vieram depois.

Sobre a literatura juvenil, falaram a Sara Yamane- sobre "O mmistério do cinco estrelas", de Marcos rei, e a Silmara Arco Verde falou sobre a obra de Pedro Bandeira, em especial, sobre "A droga da obediência".

Quem fechou as comunicações foi o Jones Custódio, falando sobre Garcia Rosa, autor carioca que tem feito muito sucesso entre os leitores e a crítica.

Agora precisamos encontrar um nome para o grupo e registrá-lo. Também quero publicar, aqui, os ensaios deles.

Sábado, dia 10 de novembro, vou dar um curso na UFPR, sobre Monteiro Lobato. Estou preparando tudo com muito carinho, porque esse é um autor que tenho estudado e por quem tenho um carinho especial.... A imagem acima é de uma outra palestra que fiz na Federal, sobre Literatura e cinema....

Por hoje é só...E já não é pouco...

Um comentário:

Unknown disse...

O seu blog coloca-me mais perto e atualizado com as informações sobre literatura infanto juvenil. Apesar de não ser da área, gosto muito de literatura, e também dos seus artigos. Parabéns. Continue colocando informações. Quem não ler, perde o bonde literário....