segunda-feira, 8 de outubro de 2007


Este blog nasce da vontade de dividir experiências profissionais e aspirações pessoais, com outras pessoas que, como eu, amem a Literatura e, em particular, dediquem-se à leitura e estudo das literaturas Infantil e da Juvenil.

Sou professora de Literatura, trabalho numa universidade em Curitiba. No mestrado, analisei a obra de Marina Colasanti. No doutorado, estudei a série Vaga-lume, enfocando a recepção e a importância da série para a formação do leitor brasileiro nas últimas décadas.

Tenho falado sobre a série em congressos, cursos, oficinas. A foto é de um curso que dei no II Encontro de Literatura Infantil e Juvenil do Paraná, no dia 04 de outubro de 2007.


Procuro analisar a presença da literatura de entretenimento entre os jovens. Para isso, conto com um grupo de cinco alunos, do curso de Letras, da universidade onde trabalho. Cada um deles está lendo um romance policial, cujas autorias variam bastante. Começamos com Voltaire (Zadig), Edgar alan Poe (A carta roubada), chegamos ao Brasil com Rubem Fonseca (Buffo Spallanzani) ,chegamos à literatura juvenil com Marcos Rey (O mistério do cinco estrelas) e Pedro Bandeira(A droga da obediência). em breve apresentaremos nosso trabalho num fórum de literatura.
Espero poder dividir experiências com muitas pessoas. Sou otimista!

Um comentário:

Profe Silvia Regina disse...

Olá Cátia...parabéns pela iniciativa...assim fico "antenada" com o que vem acontecendo dentro e fora da PUC ....ah continuo apaixonada por Literatura e em especial a Literatura Infantil....e vc tem grande culpa nisso (ainda bem!)...beijão da silvia regina