sábado, 26 de março de 2011

Contação de histórias

Recebi, no facebook, a informação que passo a vocês. A Cléo é ótima e, quem puder, não deve perder a palestra.
Palestra "A Arte de Contar História no Século XXI", com Cléo Busatto
Local: Auditório Fundação Exclusiva Educativa (Rua Carlos Razera, 286 – Vista Alegre/Mercês) - Anexo Rádio Mix e Canal 21
Horário: quinta, 31 de março de 2011 20:00..

terça-feira, 15 de março de 2011

Grupo Tanahora em cena outra vez....

Recortei e colo para vocês... Já assisti e assitirei de novo. Vale a pena!

Repetindo o sucesso de 2010, o Grupo de Teatro Tanahora/ PUCPR reestreia, no dia 19 de março, a peça Miguilim – um conto de Guimarães Rosa adaptado pelo ator e dramaturgo de Curitiba Edson Bueno.

A peça conta a história de um garoto pobre, de uma família sofrida do interior de Minas Gerais. Em meio aos problemas de educação, miséria e conflitos familiares, Miguilim mostra a força de vontade, a esperança calcada em sonhos que vão além fronteiras. Na região em que mora, há um Monte que não poderia ser ultrapassado. E Miguilim sonhava em descobrir o que a vida reservava para ele do lado de lá.

O espetáculo será apresentado no TUCA, até o dia 17 de abril, às 20h, sempre aos sábados e domingos. Oficializado o início do Festival de Teatro de Curitiba, em 29 de março, a peça passa a integrar o Fringe – mostra paralela do festival - e será apresentada nos dias 2 e 3/04, 9 e 10/04. O ingresso custa R$12; estudantes e idosos têm direito a meia-entrada no valor de R$ 6. Pode ser adquirido na bilheteria do teatro a partir de uma hora antes do início do espetáculo.

Laercio Ruffa, diretor artístico do Grupo, conta o que o público pode esperar: “Miguilim sonha com outra possibilidade de vida, além do sertão. A esperança é a tônica do espetáculo e quem conduz a narrativa é o ator Tiago Galan, de nove anos. O público pode esperar um texto maravilhoso, um trabalho artístico de alta qualidade que proporciona reflexão sobre a possibilidade de mesmo que a vida diga não, é preciso persistir, pois sempre haverá uma possibilidade”, revela.

Sobre Arte e Cultura no Paraná

Ontem aconteceu na PUCPR, no TUCA, uma mesa redonda que contou com a presença de Edson Bueno, Laércio Ruffa, Maria Comninos, Sandra Mattar, Leandro Knopfholz,e Monica Rischbieter , diretora do Teatro Guaíra.
A discussão foi ótima e trouxe à baila a importância do professor como mediador, também no conhecimento artístico, para formar espectadores de teatro, de museus, de orquestras.
Parece que a Escola está, a cada dia, com maior responsabilidade. Estaremos preparados para isso?
Nas aulas de Literatura, procuro, sempre , relacionar a Literatura às outras artes. Cheguei mesmo a fazer uma apostila para um grande colégio de Curitiba, em que antes de entrar na Literatura em si, discutíamos o pensamento do período, as tendências artísticas que se relacionavam com a Literatura. Dessa produção surgiu o evento "Túnel do Tempo", que durante algum tempo- até ser "sequestrado" pela coordenadora do curso- desenvovi paralelo às aulas dadas em sala.
A cada dia acredito mais nessa realação , para formar professores capazes de fruir a arte em geral e, só assim, se tornarem formadores de leitores ou propagadores da importância do contato com a arte, desde cedo.
Maria Comninos, responsável pelo departamento cultural da PUCPR, lembrava que, na Grécia antiga, quando aconteciam os festivais de teatro, até os presos eram libertados para assistir, tal a importância dada à arte e à cultura na época.
Parece que estamos todos nós- ou quase todos- presos à TV, aos BigBrothers da vida, que não deixam as pessoas levantarem de sua cadeiras e que se relacionem com a cultura . Quem nos libertará?
Seria necessário que mais palestras fossem feitas, mais apresentações de orquestras- como aconteceu ontem na PUCPR- nos pátios, mais exposições de arte, para que as pessoas, a partir desse contato , repensem aos horas nas poltronas em frente à TV. Tomara!

Mulheres cientistas

Embora não seja um assunto diretamente ligado à literatura, creio que interesse a muitas pessoas, por isso registro, neste mês da mulher...
O texto está no site da Leitura Crítica, um endereço muito interessante para quem se interessa pela leitura na Escola. http://forum.leituracritica.com.br

Mulheres já são 43% do total de cientistas em São Paulo
14/3/2011

Agência FAPESP – Em 2010, das 19.678 solicitações iniciais de apoio à pesquisa apresentadas à FAPESP 42% foram apresentadas por mulheres. O percentual tem crescido continuamente desde 1992, quando foi de 30%.

Segundo levantamento feito pela FAPESP, a taxa de sucesso global, definida como o número de propostas aprovadas dividido pelo número de propostas analisadas no ano, foi, em 2010, de 61% para as mulheres e de 60% para os homens.

Para as grandes áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Engenharias, observa-se um crescimento forte na proporção de mulheres. Em Ciências da Saúde, o percentual cresceu de 34% em 1992 para 54% em 2010; para Ciências Agrárias, foi de 23% em 1992 para 40% em 2010. No caso das Engenharias, a participação feminina quase triplicou, passando de 8% para 22% no período.

Nas grandes áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes mais da metade dos solicitantes é do sexo feminino. Em Ciências Biológicas, a tendência é de crescimento na participação das mulheres, que passou de 42% em 1992 para 48% em 2010.

Entretanto, os dados indicam que, apesar de maioria, há um ligeiro decréscimo do número de solicitantes mulheres nas áreas tradicionalmente com forte presença feminina, como Ciências Humanas, que caiu de 56% em 1992 para 52% em 2010, e Linguística, Letras e Artes, que passou de 57% para 52% no mesmo período. Em contrapartida, o percentual de crescimento é significativo em áreas com forte presença tradicionalmente de homens, como Agrárias e Engenharias.

De 1992 a 1998, houve um forte aumento na quantidade de pesquisadores, homens ou mulheres, que solicitaram apoio à FAPESP, a uma taxa média de mais de 730 pesquisadores por ano. De 1998 a 2003, houve estabilidade na quantidade de pesquisadores, com um número total em torno de 7 mil.

De 2003 a 2010, observa-se uma retomada do crescimento na quantidade de pesquisadores, agora com uma taxa média de crescimento de 267 pesquisadores por ano.

Durante todo o período de 1992 a 2010, o número de pesquisadoras evoluiu obedecendo ao mesmo padrão de curto prazo do crescimento de pesquisadores do sexo masculino, mas, na média, a intensidade de crescimento no número de pesquisadoras foi ligeiramente maior, o que levou a um aumento na proporção de pesquisadoras.

Leia o relatório completo com gráficos comparativos em: www.fapesp.br/publicacoes/indicadores/032011f.pdf

sábado, 12 de março de 2011

Para sempre Gaia


Desculpe misturar conteúdos, mas, hoje, não me parece pecado algum.
Esse texto eu publiquei em outro blog meu, de crônicas, mas não reisti em reproduzir aqui. Desculpem a primeira pessoa, mas, neste momento, ela é crucial.

Para sempre Gaia...

Neste blog, tenho procurado,revisitando Aristóteles, ligar Literatura e realidade. Considerando-se que o conceito de literatura muda bastante- vejamos os formalistas, por exemplo- essa não é uma tarefa fácil, apesar dos vários livros editados por Luís Costa Lima,a partir do termo mímesis...
Teorias à parte, falo hoje da minha dor, bem em primeira pessoa, porque ainda está doendo muito.
Faz três dias morreu a Gaia, uma verdadeira mãe, como quer o arquétipo junguiano, mas, para mim, acima de tudo, uma companheira feliz, sempre a abanar o rabo vigoroso, derrubando tudo que se encontrava na mesa de centro, "surrando" as pernas alheias, de alegria, pura e simples.
Gaia se foi aos seis anos. Dizem que cada ano canino corresponde a sete humanos. Vá lá. Gaia se foi aos 42 anos. Considerando-se que a média de vida do brasileiro, hoje, está entre 60 e 70 anos, foi-se cedo.
Não consegui relacionar tudo isso com outra obra que não fosse "Marley e eu". Aí começam os possíveis problemas com a crítica: literatura de massa, de entretenimento e não mais o quê. Na verdade, não ligo. O que sei é que o livro- ou o filme- é a única obra que chega perto de meus sentimentos, que fala daquilo que sinto agora: uma tristeza imensa pela perda desse animal, que se fez humano, na convivência diária.
Só esse título dá conta das lágrimas, que teimam em rolar, cada vez que me lembro da Gaia, que me recebia com alegria, noite após noite, quando eu chegava cansada das aulas, e me lambia, generosamente, a cara toda..
Ninguém me recebia como ela...
Lembrei também de um filme : Sempre a seu lado, baseado numa história verídica, que mereceu até estátua no Japão, e que falava da fidelidade de um cão a seu dono.
Perdoem-me os mais puristas, mas se a Literatura espelha seu tempo, dá uma opção às pessoas, um outra possibilidade de ver o mundo, não seria esse um caminho? Não estaríamos nós, evoluidíssimos seres do século XXI, necessitando aprender com os seres primitivos os valores da vida?
Se a literatura, de alguma forma, recria a realidade, alguém deve escrever sobre a dor que eu e minha filha sentimos, ao perder esse ente querido- a cadela Gaia- que por seis anos fez parte de nossa família, mas que, para sempre, estará em nossos corações.
Que a literatura devolva à realidade e se justifique em seu tempo....
Para sempre, em meu coração, a Gaia ficará...

Mais um encontro sobre Literatura Infantil e Juvenil

Recebi, ontem, a carta de aceite no SEPEL, na UFRJ, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril.Fiquei feliz, porque vou falar sobre aobra de Paulo Venturelli, que foi meu mestre e é um referencial para a literatura feita no Paraná, seja a infantil ou não. Vou enfocar, de acordo com a proposta do encontro, o inusitado em sua obra. Para isso, meu ponto de partida é o livro"A casa do dilúvio",sobre o qual falei um pouco na semana acadêmica do curso de Letras, da UTFPR.
Deixo o endereço para possíveis consultas. Observem que o encontro não é só de LIJ, mas de Literatura, de um modo geral.É necessário procurar os smpósios de LIJ.
http://www.sepel.uerj.br

quarta-feira, 9 de março de 2011

Eventos na área de Literatura Infantil

Recebi da Prof. Alice Martha, da UEM, um e-mail divulgando um evento de Letras, no qual haverá lugar para a Literatura Infantil. Passo para vocês as informações:
Simpósio LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: DA PRODUÇÃO À LEITURA, coordenado por Vera Aguiar e Alice Martha , no III CONALI, a realizar-se Na UEM, de 25 a 27 de maio/ 2011.
Ver mais informações em www.conali.com.br
Confira!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Internacional da mulher

Amanhã comemora-se o Dia Internacional da Mulher.Queria que a data não lembrasse o sacrifício de mulheres valentes, numa fábrica incendiada, de propósito, para servir de exemplo.Queria não ser necessário um único dia, que dia da mulher fossem todos, assim como o do homem.
Tenho orgulho de ser mulher.
Parabenizo a todas as amigas, a todas as mulheres,sejam de que raça forem, independente do credo.
Mulher, parabéns!

Congresso de estudos celtas

Recebi um e-mail divulgando um congresso muito interessante, que repasso...

III Congresso Internacional Celta - Os Celtas Atlânticos a ser realizar em abril de 2011.
O recém-criado Instituo Galego de Estudos Célticos e o Conselho de Narom são os organizadores.
Endereço:
www.estudosceltas.org