terça-feira, 15 de março de 2011

Sobre Arte e Cultura no Paraná

Ontem aconteceu na PUCPR, no TUCA, uma mesa redonda que contou com a presença de Edson Bueno, Laércio Ruffa, Maria Comninos, Sandra Mattar, Leandro Knopfholz,e Monica Rischbieter , diretora do Teatro Guaíra.
A discussão foi ótima e trouxe à baila a importância do professor como mediador, também no conhecimento artístico, para formar espectadores de teatro, de museus, de orquestras.
Parece que a Escola está, a cada dia, com maior responsabilidade. Estaremos preparados para isso?
Nas aulas de Literatura, procuro, sempre , relacionar a Literatura às outras artes. Cheguei mesmo a fazer uma apostila para um grande colégio de Curitiba, em que antes de entrar na Literatura em si, discutíamos o pensamento do período, as tendências artísticas que se relacionavam com a Literatura. Dessa produção surgiu o evento "Túnel do Tempo", que durante algum tempo- até ser "sequestrado" pela coordenadora do curso- desenvovi paralelo às aulas dadas em sala.
A cada dia acredito mais nessa realação , para formar professores capazes de fruir a arte em geral e, só assim, se tornarem formadores de leitores ou propagadores da importância do contato com a arte, desde cedo.
Maria Comninos, responsável pelo departamento cultural da PUCPR, lembrava que, na Grécia antiga, quando aconteciam os festivais de teatro, até os presos eram libertados para assistir, tal a importância dada à arte e à cultura na época.
Parece que estamos todos nós- ou quase todos- presos à TV, aos BigBrothers da vida, que não deixam as pessoas levantarem de sua cadeiras e que se relacionem com a cultura . Quem nos libertará?
Seria necessário que mais palestras fossem feitas, mais apresentações de orquestras- como aconteceu ontem na PUCPR- nos pátios, mais exposições de arte, para que as pessoas, a partir desse contato , repensem aos horas nas poltronas em frente à TV. Tomara!

Nenhum comentário: