segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Livros de Vinícius de Moraes na Internet

Descobri um site alimentado pela família de Vinícius de Moraes em que há a seguinte notícia:
Livros de Vinicius de Moraes estão disponíveis na Internet

A Biblioteca Brasiliana USP disponibilizou nesta semana o acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes. Ao todo, 15 livros do poeta estão disponíveis para leitura e acesso gratuitos pela Internet.
Vale a pena conferir!
A biblioteca da USP é maravilhosa e as obras do poetinha são indispensáveis , para quem ama a poesia e a beleza...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CELLIP em Paranaguá!

Hoje, na assembleia de encerramento do CELLIP, ficou decidido que o próximo, em 2013, será em Paranaguá, sediado na FAFIPAR, que até lá já estará integrada à UNESPAR. Teremos o congresso mais próximo de nós. Comecem a pensar nos trabalhos que apresentarão!

domingo, 9 de outubro de 2011

De Tereza Colomer

Encontrei na Internet um texto de/sobre Terreza Colomer. Divido com vocês...

«Quatro formas de ler na escola»

Teresa Colomer foi a conferencista de abertura do 2º painel do Congresso de Leitura, apresentando uma visão estruturada da prática leitora na escola. Encontra quatro pontos a partir dos quais se deve tecer a leitura global na escola. «Os actuais critérios educativos permitem pensar que a organização escolar deve ter em conta quatro âmbitos de actuação: a leitura autónoma, a leitura partilhada na sala de aula, a leitura relacionada com os diferentes objectivos curriculares e a leitura orientada pelo docente.»(in documentação do Congresso) A escola deve então ser um espaço de sociabilização da leitura, promovendo a implicação e resposta de todos, professores e alunos, no processo, seja ele individual ou colectivo, livre ou orientado. A leitura socializada precisa de um espaço escolar em construção, não só em termos físicos, em que o papel dinamizador da Biblioteca Escolar é fulcral, como no que concerne os referentes de grupo. É por isso necessário estar atento às descobertas de leitura que os alunos levam a cabo autonomamente, para que estas sirvam de base a novas leituras. Quanto aos objectivos escolares, a leitura poderá estar sempre presente, por ser transversal a todas as áreas de conhecimento. Deve, no entanto, marcar a sua presença de forma natural. “Literatura até no ar… se alguém se lembra de a pôr lá.” expressa exactamente essa naturalidade. A leitura orientada pelo docente deve ensinar a interpretar. Para isso, os textos longos são os mais adequados, porque permitem estabelecer inferências, relacionar lógicas textuais, prever e produzir juízos de valor. Em suma, os textos longos são a melhor forma de estruturar a competência leitora. O mesmo se passa com a leitura cooperativa. O desenvolvimento de estratégias interpretativas, críticas e inferenciais será mais proveitoso se os pares puderem partilhar dúvidas e progressos. É essencial que as actividades realizadas permitam a tomada de consciência, pelos alunos, de que estão a evoluir. Entre a consolidação da leitura como elo sociabilizante e o desenvolvimento da competência leitora está o segredo para o sucesso…