quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sobre leitura.... Elas leem melhor que eles...

Boas notícias...
Portal IG Educação, 07/12/2010
*Elas lêem melhor que eles em todos os países*
Nos 65 países avaliados pelo Pisa, meninas foram melhor em leitura. Em
matemática e ciências não há unanimidade
Cinthia Rodrigues, iG São Paulo
Nos 65 países onde 460 mil adolescentes de
15 anos realizaram o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes
(Pisa), as meninas se saíram melhor que os meninos em leitura. Já em
matemática, eles vão melhor em 44 nações e elas, em 11. Na prova ciências a
diferença entre gêneros é muito pequena, segundo a Organização para
Cooperação dos Países Desenvolvidos (OCDE), responsável pela avaliação
divulgada nesta terça-feira. Em média, a nota feminina foi de 39 pontos a
mais do que a masculina em leitura, o que equivale a um ano mais de estudo
segundo a organização. Também há uma diferença entre os percentuais que
estão nas duas notas extremas. Entre as meninas, só 3,1% estão com pontuação
até o nível 1 (o menor), que é considerado abaixo do básico e 10%
ultrapassam o nível 5 (o mais alto). Já entre os meninos, 8,4% fizeram até 1
e só 5,3% mais que 5. No Brasil a diferença foi de 28 pontos, o que
significa que, sem elas, a média não atingiria o nível 2 em leitura. Eles
calculam (um pouco) melhor - Em matemática, a média dos estudantes
masculinos é 12 pontos mais alta do que a média das adolescentes. Entre os
44 países em que eles vão melhor que elas com os números, está o Brasil,
onde os meninos fizeram 16 pontos a mais que as meninas. Em outros 11 países
elas conseguiram superá-los. Em ciências, a OCDE considera que não há
diferença entre sexos. A média fica dentro da “margem de erro em 48 países”
incluindo o Brasil, onde os jovens fizeram 3 pontos a mais que as jovens. Em
14 países os meninos fizeram 10 pontos a mais e em 4, as meninas é que
obtiveram esse resultado.

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> Portal UOL Educação, 07/12/2010
*Pisa 2009: China lidera ranking de leitura entre estudantes; Brasil está em
53º*
Ana Okada em São Paulo A China é o país em que os estudantes obtiveram a
melhor pontuação em leitura de acordo com dados do Pisa (Programa
Internacional de Avaliação de Alunos) divulgados nesta terça-feira (7). O
Brasil ficou na 53ª posição. O exame, feito pela OCDE (Organização para a
Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), avaliou em 2009 o conhecimento de
cerca de 470 mil estudantes em leitura, ciências e matemática de 65 países.
Neste ano, a área que teve ênfase na avaliação foi a de leitura. Em 2006,
quando 57 países foram avaliados, os brasileiros ocuparam a 54ª posição.

Dentre os dez países melhor colocados, além da China, quatro são asiáticos
(Coreia do Sul, Hong Kong, Singapura e Japão). A Coreia do Sul, conquistou a
segunda melhor colocação, com 539 pontos; e vem seguida da Finlândia, com
536. A pontuação obtida pelo Brasil foi de 412. O desempenho é semelhante
ao de países como Trinidad e Tobago, Colômbia, Montenegro e Jordânia. A
pontuação média do exame é de 500 pontos. Dentre os países da América Latina
avaliados, o Brasil ficou acima de Argentina (58º), Panamá (62º) e Peru
(63º), e abaixo do Chile (44º), Uruguai (47º), México (48º) e Colômbia
(52º).

Escala de proficiência - O nível dos estudantes em leitura foi avaliado em
sete escalas, que iam de 6, a mais alta, até 1b, a mais baixa. Na escala 6,
por exemplo, o estudante é capaz de combinar múltiplas partes de informações
independentes, de diferentes partes de um texto misto, de um contexto não
familiar, em ordem precisa. Apenas 1,4% dos alunos avaliados atingiram esse
nível. Já na escala 1b, era cobrado que o estudante conseguisse localizar
uma informação num texto simples. Dos avaliados, 98% conseguiram ao menos
atingir esse nível. O que é - O Pisa busca medir o conhecimento e a
habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de
idade tanto de países membro da OCDE quanto de países parceiros. Essa é a
quarta edição do exame, que é corrigido pela TRI (Teoria de Resposta ao
Item). O método é utilizado também na correção do Enem (Exame Nacional do
Ensino Médio): quanto mais distante o resultado ficar da média estipulada,
melhor (ou pior) será a nota. A avaliação já foi aplicada nos anos de 2000,
2003 e 2006. Os dados divulgados hoje foram baseados em avaliações feitas em
2009, com 470 mil estudantes de 65 países. A cada ano é dada uma ênfase para
uma disciplina: neste ano, foi a vez de leitura. Dentre os países membros da
OCDE, estão Alemanha, Grécia, Chile, Coreia do Sul, México, Holanda e
Polônia, dentre outros. Dentre os países parceiros, estão Argentina, Brasil,
China, Peru, Qatar e Sérvia, dentre outros.