quinta-feira, 30 de julho de 2009

Prorrogação do prazo para inscrição no concurso de contos

Em função da suspensão das aulas, vamos prorrogar o prazo das inscrições para o concurso de contos Marina Colasanti, que se encerrariam no hoje, dia 30. Ficam prorrogadas até o dia 15 de agosto. Conto com os textos de vocês!

Semana Pedagógica da SEED

Esta semana, nos dias 28 e 29 de julho, tive o prazer de participar de um evento, promovido pela Secretaria Estadual de Educação: a capacitação de professores para as salas de apoio. O evento envolveu cerca de 500 professores, que receberam orientações de profissionais variados, todos ligados à Educação. Dentre nós, estavam as professoras Glória Kirinus, Clarice Loterman, Tereza Cristina , Ângela Gusso e Cléo Busato, nossa contadora de história, também mestre em Literatura, que faz um trabalho incrível em Curitiba.
Foi muito bom perceber o interesse das professoras pela Literatura infantil e poder falar um pouco sobre a importância da leitura literária para a formação dos leitores.
A cada dia me convenço mais de que este é o caminho. Espero que outros eventos aconteçam!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sugestões de leitura/ Sarau literário


O COLE acabou. Estou de volta, mas trouxe na bagagem, além de um peso incrível em livros adquiridos, várias sugestões feitas por Elizabeth D'Angelo, da FNLIJ e por Marisa Lajolo. Em breve passarei as informações, tanto em sala de aula quanto no blog, para que todos possam aproveitá-las.

Quero lembrar que ao final de cada mês teremos um SARAU LITERÁRIO na PUCPR. No último, poucos amantes da literatura compareceram. No próximo, espero contar com maior número de nós. Os saraus acontecem sempre aos sábados, a partir das 14:30, na cantina do CCJS. Falta definir a data, mas deve ser no dia 29/08 ou no dia 5/09. Fiquem atentos...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Apresentação no COLE

Hoje à tarde apresentei uma comunicação no COLE, falando sobre a obra de Marina Colasanti- só para variar... Estava em minha sala também a profªClarice Loterman, que apresentou uma comunicação sobre a obra de Lygia Bojunga. Foi muito interessante. Vale sempre a pena participar desses eventos!

Novo concurso literário!

O prêmio “Cidade de Belo Horizonte” este ano contempla três categorias:Ensaio, Poesia – Autor Estreante, Dramaturgia, e o prêmio “João-de-Barro” édestinado à literatura infantil. As inscrições estão abertas e podem serfeitas até o dia 07 de agosto. Os regulamentos e fichas de inscrição dos prêmios, que estão entre os mais importantes e tradicionais do país, podem ser encontrados no site www.pbh.gov.br/cultura.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

COLE

Estou em Campinas, para participar do 17º COLE. Hoje falaram Bartolomeu Campos Queirós e Afonso Romano de San'tanna. Amanhã tem mais.Vou apresentar uma comunicação sobre o livro "Minha tia me contou", de Marina Colasanti. É bom estar aqui, no meio de tnta gente que respira este mesmo ar, apesar da influenza....