segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Concursos literários


Seguem, abaixo, informações sobre alguns concursos literários que estão disponíveis no site http://www.concursosliterarios.com.br/:


Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Poesia e II de Conto da UEA. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 2 de fevereiro. Tanto a poesia quanto o conto deverão ser entregues em um envelope, junto com a ficha de inscrição, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, na recepção da Escola Normal Superior, avenida Djalma Batista 2470 - Chapada.
-
Os concorrentes devem ser de nacionalidade brasileira, que residam ou não no Amazonas, com 18 anos completos em 2008 e inscrever, no máximo, uma poesia e um conto. Os trabalhos apresentados serão submetidos, para análise e julgamento, à Comissão Julgadora constituída por membros da Academia Amazonense de Letras.
-
As obras literárias serão julgadas com base nos seguintes critérios: adequação ao gênero literário indicado para concorrer; presença característica de literariedade; coerência temática e originalidade; escrita original utilizando linguagem expressiva que estimule a imaginação e a reflexão; e narrativas que permitam o fluxo do pensamento, contribuindo para a construção da consciência individual, social e ética.
-
O primeiro colocado com a melhor poesia receberá, além de livros, o troféu caneta de ouro Luiz Bacelar. E o primeiro colocado com o melhor conto receberá, além de livros, o troféu caneta de ouro Márcio Souza. Os três primeiros vencedores dos dois quesitos serão premiados com livros.



VII Prêmio Literário Livraria Asabeça - 2008
A Livraria e Loja Virtual Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, categorias Poesia, Contos/Crônicas e Infantil (nova), com apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes ou não no Brasil. O tema é livre. Tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira.INSCRIÇÕES:Inscrições até 30 de junho de 2008 e deverão ser feitas somente pela Internet.Ao fazer a inscrição, o autor estará concordando com as regras do prêmio, inclusive autorizando a publicação dos trabalhos em livro pela Scortecci Editora e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral. A Livraria e Loja Virtual Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora composta de três membros de renomado prestígio literário por categoria, e uma Comissão Organizadora que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.



Prêmio Minas de Literatura
O Prêmio Minas Gerais de Literatura abre espaço para os jovens escritores com a maior premiação nacional: R$ 212 mil. As inscrições se encerram no dia 29 de fevereiro de 2008.